Posted by : Nailsonmartins368@gmail.com domingo, 21 de maio de 2017

Antenas verticais, fixas e móveis

 Visto que são, mecanicamente falando, difíceis de serem construídas, a maioria dos colegas radioamadores prefere comprá-las pronta, como é o caso de antenas para veículos. Elas consistem, basicamente, de uma antena de meia-onda ou menor, sendo que a massa metálica do veículo faz o aterramento. Usa-se uma bobina para encurtar ainda mais o tamanho físico da antena, daí que seu rendimento costuma ser precário. 
Sugestão: cortar uma antena tipo “Maria-Mole” para PX e inserir no meio a bobina.
 Esta pode ser inclusive de um pedaço de cabo de vassoura, por ser mais leve. Faz-se um furo em ambas as pontas. O difícil costuma ser soldar a bobina de cobre nesse tipo de metal, normalmente aço. Pode-se prender com uma presilha ou abraçadeira. Para operação fixa, liga-se uma perna do dipolo a bobina onde vai o centro do cabo e a parte da malha, liga-se a radiais de meia-onda. Ou faça um bom terra. Abaixo, detalhes para a construção de uma antena móvel para 40, 20 e 15 metros, seguindo a receita publicada no fabuloso livro “Equipamentos e Antenas para Radioamadores e Faixa do Cidadão”, da editora Antenna. O artigo original é de autoria do colega Nelson Franco F. de Almeida, PY6JD e foi publicado na Eletrônica Popular nº 5 volume XXIII há mais de 25 anos. Tabela para a construção da antena móvel da página ao abaixo.


Frequecia
Nª espiras
Nª fio AWG
Diametro bob
Camp. enrolamento
7200 Khz
14200 khz
21250 khz
26
16
8
16
14
12
6,3cm
5cm
5cm
5cm
5cm
5cm

 Como o diâmetro da bobina é bem maior que um caninho de PVC, pode-se fazer um molde de papelão, enrolar a bobina e fixá-la com alguma cola plástica, como Araldite. Depois de seca, retire o papelão e você terá uma bobina larga, que poderá ter as extremidades soldadas ou seguras por abraçadeiras de rosca. Mesmo que a vareta de metal fique um pouco adentrada no tarugo de madeira, para dar firmeza à estrutura, faça um teste de ressonância da antena, afastando a vareta superior. Em último caso, altere o número de espiras. Curiosamente, o número de espiras para cada faixa, é aumentada na proporção de mais 10. Aumente ou retire uma ou duas, para fins de ajuste fino. Outra sugestão, não testada, é montar a versão para 40 metros e curtocircuitar as espiras com uma garra jacaré. Isto fará com que a antena ressone numa frequência mais baixa. Pode haver perdas, mas você terá uma antena móvel “multibanda”. Não se esqueça que se usar a mola conforme mostra o desenho, ela deverá ser isolada do chassi do carro ou terra.

RESTANTE DESSA MATÉRIA SE EM COTRA NA REVISTA MANUAL DE ANTENAS EDIÇÃO Nª 1 -ESCRITA POR ADEMIR FREITAS MACHADO - PT9AIA - pt9aia@gmail.com

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